osteopatia-destaque

Osteopatia é um tratamento que utiliza técnicas manuais e diagnóstico diferencial para tratar várias disfunções e  atuar na prevenção de saúde.

O foco maior da osteopatia está na origem da dor e não onde ela está localizada como vemos em vários tratamentos atualmente. É buscar o que chamamos de homeostasia, o equilíbrio do corpo.

Dessa forma, quando se utiliza o método, entende-se que a dor não é a causa principal da lesão, mas que ela pode ser ocasionada devido a um desequilíbrio.

O tratamento é baseado pelo princípio da autocura, ou seja, determinar a causa, tratar e deixar o corpo se reestabelecer.

Para isso, o paciente deverá passar por uma avaliação detalhada, em que todo o histórico dos sintomas será abordado e interpretado. Após isso serão feitos alguns testes específicos para a identificação da causa do problema e, em seguida, serão utilizadas técnicas manuais a fim de aliviar os sintomas.

A Osteopatia tem uma ampla indicação, podendo ser usada desde tratamentos pediátricos até tratamentos para indivíduos com idade mais avançada.

A durabilidade do tratamento, incluindo quantidade de sessões e intervalo entre elas, depende da resposta sintomática de cada paciente, pois esta indicação acaba sendo particular para cada caso com o intuito de esperar a resposta do corpo de acordo com cada situação.

Confira algumas indicações:

Protusões e Hérnias discais, Torcicolos, Lombalgias agudas ou crônicas, Vertigens, Tendinites (LER/DORT), Entorses e Traumas, Cefaleias, Hérnia de hiato, Constipação intestinal e Refluxo (inclusive em bebês), Alterações do ciclo menstrual, Cefaleia e Enxaqueca, Labirintite, Rinite e Sinusite, Nevralgias do Nervo Trigêmeo, Fibromialgia entre outras.