O uso frequente do celular e dor na região cervical (pescoço)
É possível imaginar sair de casa ou passar algum tempo sem o celular?
A resposta da maioria será não.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, convivem com a dor gerada pela má postura ao manusear o celular.
Esse novo vicio tem gerado várias queixas de crianças á idosos, devido ao tempo prolongado usando o celular e a má postura como, alteração visual (ressecamento, irritação e vermelhidão ocular), dores no pescoço, cefaleia, enxaqueca, insônia, dificuldade de concentração, tendinites entre outras.
Hoje vamos falar das dores no pescoço. A posição que hoje as pessoas ficam ao celular, com o pescoço dobrado, tem gerado muitas queixas nessa região.
Dores musculares, formigamento nos braços e alterações nos discos (amortecedores da coluna) como protusões e hérnias discais precoces, e as tendinites são os maiores motivos de procura á ortopedistas e fisioterapeutas.
Tudo isso é ocasionado pelo peso que a cabeça faz sobre o pescoço, que gera sobrecarga, ainda mais quando o tempo nessa mesma posição é prolongado.
Como evitar as dores nessa região?
– Melhorar a postura ao manusear o aparelho, devemos manter o pescoço reto e olhar para o horizonte,
– Alongar e fortalecer os músculos que sustentam o pescoço,
– Evitar permanecer mais de 30 minutos na mesma posição, e o uso diário não ultrapassar 2 horas,
– Evitar oferecer celular para bebes e crianças,
– Respirar adequadamente,
– Realizar atividade física bem orientada.
Lembrando que a sociabilidade também tem sido prejudicada por esse vício, observamos que nas ruas, restaurantes e em casa as pessoas não se desligam dos seus celulares.
Fiquem atentos e procurem um profissional no inicio dos sintomas!!!
Ft. Beth Gracindo
Fisioterapeuta e Osteopata (Escola de Osteopatia de Madri)